O Que Fazemos

Uma das metas do Nurp é ampliar a área de atuação ambiental, com medidas judiciais e extrajudiciais, de forma crítica, educativa, preventiva e sócio-participativa junto aos órgãos e entidades ambientais.

 

Além disso, busca, em conjunto com os demais atores sociais envolvidos com a questão, uma compreensão mais ampla da matéria ambiental e a uma nova postura ética frente aos valores da natureza.

 

Para auxiliar no trabalho de combate às infrações ambientais e monitoramento das áreas florestais, o Nurp contará com o apoio do Laboratório de Geoprocessamento - GeoNuma, que utiliza base de dados de ocupação humana, aspectos geográficos (relevo, vegetação, solo) e biológicos em parceria com os demais atores ambientais a fim de verificar o cumprimento da legislação ambiental. O GeoNuma realiza também trabalhos de pesquisas considerando demandas específicas, análises táticas (de inteligência), tudo visando a identificação dos responsáveis pelos danos ambientais, direcionando a atuação de fiscalização para focos prioritários de degradação devastação dos remanescentes florestais atlânticos.

 

As atividades do Núcleo se estendem ao levantamento de documentos emitidos pelos órgãos ambientais, como os Autos de Infração, os Relatórios e Pareceres Técnicos e outros documentos em geral. Realiza também pesquisas de Doutrina, Normas, Jurisprudências para embasamento de Inquéritos, Propostas de TAC, Redação de Ações, etc.

Ambiente exclusivo e de acesso restrito a intranet do Ministério Público.

Neste ambiente acesse o Webmail do MP e tenha acesso a nossa ferramenta de comunicação.

Conheça o site do Ministério Público do Estado da Bahia.

Neste ambiente divulgamos a nossa Agenda de Atividades.