Governo envia mais um helicóptero para combater incêndio na Chapada Diamantina

Criado em 13 Novembro 2015 Escrito por Portal SEMA Categoria: Nurp
Imprimir

Diante da propagação dos incêndios florestais registrados nos últimos dias e da incidência dos focos de calor na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobrevoou a área afetada e, no município de Lençóis, se reuniu com a equipe de combate aos incêndios do Programa Bahia Sem Fogo.

Durante o encontro, na quinta-feira (12), foi disponibilizado mais uma aeronave para o transporte dos brigadistas até as áreas de difícil acesso. Agora, são dois aviões Air Tractor, dois helicópteros, viaturas tracionadas (4×4) e mais de 60 brigadistas e bombeiros militares atuando na região.


Os focos de incêndios florestais registrados no município de Ibicoara foram controlados no último dia 11, sendo que os trabalhos de combate aos incêndios estão concentrados nas proximidades do Rio Mucugezinho, em Lençóis, na Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus/Iraquara, em Morro Branco, em Palmeiras, e na comunidade do Capão do Correia, na região de Mucugê.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, as equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo - coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), e executada pelo Inema - vêm intensificando as ações em campo para acabar com as queimadas.

“Os aviões estão sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate. São áreas que apresentam vegetação seca, devido à estiagem, o que demanda mais atenção e dedicação integral dos brigadistas”, explicou Cotrim.

Apoio da população

Os órgãos ambientais enfatizam que é de fundamental importância que a população contribua para a prevenção das queimadas, evitando o uso do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos para os animais. A sociedade pode oferecer denúncia de queimadas ilegais e quaisquer outros crimes ambientais pelo telefone 0800 071 1400, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais, ou por correspondência.

O trabalho de combate ao fogo em todo território baiano envolve o esforço de brigadistas voluntários capacitados pela Sema, bombeiros militares, técnicos do Inema e de prefeituras locais, brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Ambiente exclusivo e de acesso restrito a intranet do Ministério Público.

Neste ambiente acesse o Webmail do MP e tenha acesso a nossa ferramenta de comunicação.

Conheça o site do Ministério Público do Estado da Bahia.

Neste ambiente divulgamos a nossa Agenda de Atividades.