Governo envia mais um helicóptero para combater incêndio na Chapada Diamantina

Criado em 13 Novembro 2015 Escrito por Portal SEMA Categoria: Nurp
Imprimir

Diante da propagação dos incêndios florestais registrados nos últimos dias e da incidência dos focos de calor na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobrevoou a área afetada e, no município de Lençóis, se reuniu com a equipe de combate aos incêndios do Programa Bahia Sem Fogo.

Durante o encontro, na quinta-feira (12), foi disponibilizado mais uma aeronave para o transporte dos brigadistas até as áreas de difícil acesso. Agora, são dois aviões Air Tractor, dois helicópteros, viaturas tracionadas (4×4) e mais de 60 brigadistas e bombeiros militares atuando na região.

 

Incêndio florestal é controlado no município de Ibicoara

Criado em 12 Novembro 2015 Escrito por Portal SEMA Categoria: Nurp
Imprimir

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informam que, através das ações realizadas pelo programa Bahia sem Fogo, foram controlados os focos de incêndios florestais registrados no município de Ibicoara, na Chapada Dimantina.

Brigadistas voluntários, bombeiros militares e técnicos de fiscalização do Inema continuam atuando no monitoramento com a utilização de dois aviões tanque (modelo Air Tractor), um helicóptero, cinco veículos 4×4 e vans. Além disso, equipamentos de proteção individual e coletiva também ajudam os combatentes no controle dos focos. Os trabalhos agora consistem no monitoramento e rescaldo das áreas para que o fogo não retorne.

 

MP e instituições parceiras ampliam abrangência do programa FPI

Criado em 21 Setembro 2015 Escrito por Cecom / MP Categoria: Nurp
Imprimir


Aditivo a Termo de Cooperação foi assinado hoje, incorporando novos colaboradores e estendendo atuação à Bacia do Rio Paraguaçu

O Ministério Público estadual e 23 instituições parceiras assinaram na tarde de hoje, dia 21, termo aditivo ao Termo de Cooperação Técnica do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), firmado em setembro de 2010. O objetivo é fortalecer a parceria dos cooperados, cujo trabalho vem sendo desenvolvido de forma continuada e integrada na Bacia do São Francisco, inclusive com a divulgação sistemática das atividades realizadas e dos resultados alcançados no livro 'Velho Chico: A Experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia', lançado em dezembro do ano passado.

 

Parque de Vaquejada Maria do Carmo firma TAC com MP para regulamentar eventos no local

Criado em 31 Agosto 2015 Escrito por Cecom / MP Categoria: Nurp
Imprimir

A empresa Parque de Vaquejada Maria do Carmo LTDA, localizada na Avenida Valdete Carneiro, Bairro da Vaquejada, em Serrinha, firmou na última semana um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Letícia Baird. No instrumento, a empresa se comprometeu a cumprir as cláusulas presentes em acordos anteriores de 2012 e 2014, vez que, tal como previstas anteriormente, não foram suficientes para a proteção do bem jurídico tutelado. Letícia Baird destacou ainda que as obrigações assumidas pelo parque de vaquejada traduzem posturas preventivas e de minoração dos supostos danos contra a fauna (bovinos e equinos) que estão sob investigação, inclusive para fins de aferição da dicotomia cultura versus meio ambiente. "É importante esclarecer que o Inquérito Civil prossegue, havendo ainda diligências e colheitas de elementos de prova a serem executadas", destacou Letícia.

 

Incêndio já destruiu 9 mil hectares na Chapada Diamantina, aponta ICMBio

Criado em 15 Setembro 2015 Escrito por G1 BA Categoria: Nurp
Imprimir


Fogo atingiu grande proporção perto do Vale do Pati e próximo ao Capão.
Chamas começaram na sexta-feira e ponto perto de Mucugê foi controlado.

O incêndio já destruiu nove mil hectares de unidade de conservação no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, segundo balanço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgado nesta terça-feira (15). Segundo o ICMBio, as chamas atingem áreas de difícil acesso e o controle é feito por brigadista do órgãos, com parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Corpo de Bombeiros e de brigadas voluntárias.

Dois aviões foram destinados ao combate às chamas nesta terça-feira e um grupo de brigadista da Floresta Nacional Contendas do Sincorá foi direcionado ao local.

 

Município de Feira de Santana é acionado por irregularidades detectadas no projeto do BRT

Criado em 21 Agosto 2015 Escrito por Cecom / MP Categoria: Nurp
Imprimir

Irregularidades identificadas no projeto de implantação do transporte público baseado no uso de ônibus de tráfego rápido – Bus Rapid Transit (BRT) – contratado pelo Município de Feira de Santana motivaram o Ministério Público estadual a ajuizar ontem, dia 20, uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela contra o Município e a Via Engenharia S.A. Segundo o MP, a execução do projeto nas duas principais avenidas da cidade (avenidas Getúlio Vargas e João Durval) poderá causar danos urbanísticos e ambientais irreversíveis, com sérios prejuízos à população local. Por isso, a Instituição solicitou à Justiça concessão de medida liminar que determine a imediata paralisação de qualquer atividade voltada à implantação do referido projeto de mobilidade urbana.

 

Pagina 1 de 8

<< Iniciar < Ant 1 2 3 4 5 6 7 8 Próx > Fim >>

Ambiente exclusivo e de acesso restrito a intranet do Ministério Público.

Neste ambiente acesse o Webmail do MP e tenha acesso a nossa ferramenta de comunicação.

Conheça o site do Ministério Público do Estado da Bahia.

Neste ambiente divulgamos a nossa Agenda de Atividades.