Equipe técnica do Zoo é destaque em dedicação e trato com animais

Criado em 20 Outubro 2015 Escrito por INEMA Categoria: Recentes
Imprimir


Pioneiro na reprodução animal em cativeiro e destaque nacional na preservação e manejo de animais da fauna brasileira, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas proporciona às suas espécies totais condições habitacionais. Prova disto são as recentes reproduções de animais ameaçados de extinção, como a onça-preta e o guará.

O coordenador do Parque, Gerson Norberto, destacou os procedimentos técnicos realizados no Zoo como principal fator para o sucesso na reprodução em cativeiro. “A reprodução é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, contamos com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal”, disse Norberto.


Desde 2007 o Zoo prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e flora nacional, com ações em cativeiro. O Zoológico de Salvador foi o primeiro do país a participar efetivamente em múltiplos programas de manejo, reprodução e pesquisa com espécies brasileiras.

Em Salvador, o Zoo implantou o Programa de Manejo, Conservação e Reprodução de Espécies Selvagens em Cativeiro, em parceira com pesquisadores de Universidades e Zoológicos do Brasil e Exterior. O Programa já conseguiu a reprodução de 38% dos animais do Parque, destacando-se a reprodução do mico-leão-de-cara-dourada, espécie endêmica da Mata Atlântica da Bahia. Outras espécies mantidas pelo programa são onça-pintada, jaguatirica, sussuarana, macaco-prego-de-peito-amarelo, lôbo-guará e arara-azul.

Para garantir todos esses cuidados com os animais, o Zoológico também é equipado com uma clínica veterinária, que oferece serviços ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos, além de organizar tratamentos preventivos, como vermifugações, vacinações, controle de ectoparasitas, entre outros.

O setor também atende aos animais do Zoo através da realização de exames complementares, como é o caso dos exames laboratoriais, endoscopia, raios-X e ultrassonografia, que permitem chegar a um diagnóstico mais preciso, um tratamento mais eficaz e, consequentemente, uma recuperação mais rápida.

Projeto Mata Atlântica

 

Programa Resíduos

 

NUSF

 

 

Congresso Ambiental-Ba

 

Ambiente exclusivo e de acesso restrito a intranet do Ministério Público.

Neste ambiente acesse o Webmail do MP e tenha acesso a nossa ferramenta de comunicação.

Conheça o site do Ministério Público do Estado da Bahia.

Neste ambiente divulgamos a nossa Agenda de Atividades.