Cidades que mais desmatam na Mata Atlântica estão na fronteira do Cerrado

Criado em 12 Novembro 2015 Escrito por Ambiente Brasil / G1 Categoria: Recentes
Imprimir


Os municípios com as dez maiores áreas de floresta derrubada na Mata Atlântica estão em áreas próximas ao Cerrado, indica um novo mapeamento. Na opinião dos pesquisadores que realizaram o trabalho, a falta de governança no bioma do Brasil central está “contaminando” seu vizinho.

O detalhamento do desmate na região foi realizado pela ONG SOS Mata Atlântica, que tem produzido mapas anuais da devastação do bioma em pareceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), desde o ano 2000. A partir desse ano, os dados consolidados passam a ficar disponíveis em um site na internet (www.aquitemmata.org.br).

 

Equipe técnica do Zoo é destaque em dedicação e trato com animais

Criado em 20 Outubro 2015 Escrito por INEMA Categoria: Recentes
Imprimir


Pioneiro na reprodução animal em cativeiro e destaque nacional na preservação e manejo de animais da fauna brasileira, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas proporciona às suas espécies totais condições habitacionais. Prova disto são as recentes reproduções de animais ameaçados de extinção, como a onça-preta e o guará.

O coordenador do Parque, Gerson Norberto, destacou os procedimentos técnicos realizados no Zoo como principal fator para o sucesso na reprodução em cativeiro. “A reprodução é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, contamos com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal”, disse Norberto.

 

Eco Kids em Teixeira de Freitas

Criado em 08 Outubro 2015 Escrito por Cecom / MP Categoria: Recentes
Imprimir


Foi lançada hoje, dia 8, a segunda edição do jornal Eco Kids no município de Teixeira de Freitas. A produção do material envolveu 366 alunos das turmas do 1º ao 5º ano, turnos matutino e vespertino, do Colégio Municipal Irmã Dulce. O tema abordado no jornal é 'O Lixo e a reciclagem'. O evento de lançamento contou com a presença do promotor regional ambiental de Teixeira de Freitas, Fábio Corrêa; e dos secretários municipais de Educação, Ariosvaldo Alves, e de Meio Ambiente, Arnaldo Ribeiro. Uma terceira edição do jornal no município está com lançamento agendado para o próximo dia 3 de dezembro, desta vez por alunos da escola Pedro Agrizzi.

 

Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte

Criado em 30 Setembro 2015 Escrito por Fabio Lima / Unidade de Conservação Parque Klaus Peters Categoria: Recentes
Imprimir

Em comemoração a mais um ano de sua inauguração o Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, Parque Klaus Peters, criado através da Lei Municipal nº. 367, de 12 de Setembro de 2008. Vai lançar a exposição fotográfica itinerante “Conhecer para Preservar”.

O objetivo da exposição é divulgar através de belas imagens da fauna e flora os atrativos da primeira Unidade de Conservação do Município de Mata de São João.

O Parque possui uma área de 264,94 hectares. Ele pode ser considerado a espinha dorsal de um sistema de áreas protegidas, como parte de um Corredor Ecológico no Litoral Norte da Bahia, onde mantém áreas úmidas, restingas e dunas bem conservadas.

 

Campanha “Procura-se” pretende contribuir com a biodiversidade

Criado em 05 Outubro 2015 Escrito por Cecom / MP Categoria: Recentes
Imprimir


Com o objetivo de buscar espécies prioritárias para a conservação da biodiversidade, foi lançada pelo Programa Arboretum a campanha “Procura-se”. Inspirada em um projeto apoiado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a campanha pretende estabelecer um vínculo com proprietários rurais a fim de identificar matrizes de espécies ameaçadas de extinção para a coleta de sementes. A campanha conta com o apoio do programa Floresta Legal, que integra o rol de projetos estratégicos do Ministério Público estadual e tem dentre suas atividades a restauração florestal por meio do aprimoramento de todos os elos da cadeia produtiva. Ela será desenvolvida em parceria com empresas de celulose que firmaram Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público estadual.

 

Justiça determina suspensão de licenciamento ambiental pelo Município de Valença

Criado em 29 Setembro 2015 Escrito por Cecom / MP Categoria: Recentes
Imprimir


A Justiça acatou pedido liminar do Ministério Público estadual e determinou que o Município de Valença suspenda, em 72 horas, a atividade de licenciamento e autorização ambientais. Segundo ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Oto Almeida, Valença não possui Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma) regularizado e não tem capacidade técnica e administrativa para realizar os procedimentos, contando, por exemplo, com apenas uma bióloga para fazer o licenciamento. O juiz Alex Campos Miranda, em decisão proferida no último dia 24, determinou ainda que o Estado fosse comunicado da necessidade de assumir a atividade de licenciamento e autorização ambientais de forma suplementar, conforme previsão legal, até a estruturação da gestão municipal. O prazo conta a partir da notificação, realizada ontem, dia 28.

A ação se baseou em relatório produzido pela Câmara Temática Sismuma do MP, que indicou ao Município a adoção de algumas medidas, como comunicar à Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) a incapacidade técnica e administrativa para realizar os procedimentos, e promover concurso público para prover quadros próprios de fiscalização. Além disso, a Câmara produziu notas técnicas para orientar o Município na elaboração e revisão da Lei de Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA). Ainda conforme a ação, o MP chegou a propor Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que fosse realizada a regularização do Sismuma de Valença. Nenhuma das medidas propostas foi adotada ou acatada. A verificação da regularização do Sismuma de Valença foi uma ação desenvolvida dentro do programa Município Ecolegal.

 

Pagina 1 de 101

<< Iniciar < Ant 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próx > Fim >>

Projeto Mata Atlântica

 

Programa Resíduos

 

NUSF

 

 

Congresso Ambiental-Ba

 

Ambiente exclusivo e de acesso restrito a intranet do Ministério Público.

Neste ambiente acesse o Webmail do MP e tenha acesso a nossa ferramenta de comunicação.

Conheça o site do Ministério Público do Estado da Bahia.

Neste ambiente divulgamos a nossa Agenda de Atividades.