Mulheres do Samba de Roda se revelam

Criado em 27 Novembro 2015 Escrito por IPAC Categoria: Nudephac
Acessos: 931
Imprimir



A Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), a Rede do Samba de Roda do Recôncavo Baiano e a Chegança dos Marujos Fragata Brasileira apresentam o documentário Mulheres do Samba de Roda. A primeira exibição será realizada no dia 5 de dezembro (sábado), às 9h, na sede do Centro de Referência do Samba de Roda (Santo Amaro).

Rosildo Rosário, que coordenou a realização do documentário, comenta seus aprendizados: “Esse projeto é revelador de ideias que aparentemente estavam escondidas. Entendemos como um trabalho completo e que merece todo reconhecimento e valorização. Além da grata satisfação de trabalhar diretamente com essas mulheres do samba, temos o registro da mulher negra”.

No documentário, 16 mestras sambadeiras mostram seus trajetos e trejeitos, histórias e memórias. Na mesma ocasião, acontece a abertura da exposição fotográfica Mulheres no Samba de Roda: histórias e conquistas. Serão lançados também um CD e o livro com minibiografias dessas 16 mulheres.

 

IPAC faz serviços de conservação botânica em museus de Salvador Ampliar

Criado em 04 Novembro 2015 Escrito por IPAC Categoria: Nudephac
Acessos: 707
Imprimir


O Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, o Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, e o Centro Cultural Solar do Ferrão, no Pelourinho, estão sendo contemplados com 45 dias de serviços de roçagem, poda de árvores de médio e grande porte, para limpeza e conservação botânica desses espaços. A ação é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que administra esses espaços públicos, além de outros no Pelourinho e no interior do estado, como o Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro), Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) e Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias).

 

Palacete das Artes prorroga exposições “Bahia é África também” e “Busca Essencial”, respectivamente, até os dias 1º e 8 de novembro

Criado em 22 Outubro 2015 Escrito por IPAC Categoria: Nudephac
Acessos: 675
Imprimir


O Palacete das Artes (equipamento vinculado a Secretaria de Cultura do Estado/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural) prorrogou até o dia 1º de novembro a exposição “Bahia é África também – coleção Claudio Masella”, na Sala Contemporânea do museu, e até o dia 8 de novembro, a exposição “Busca Essencial”, do fotógrafo Claudio Venézia, instalada no segundo pavimento do casarão.

Na Coleção Claudio Masella, do Acervo Permanente do Centro Cultural Solar Ferrão (Dimus/Ipac), estão tronos, máscaras de rituais, estatuetas, esculturas, instrumentos musicais e utensílios. A iniciativa faz parte do projeto #MusEuCurto, #MusEuCurtoArte, de Dinamização de Museus, realizada em parceria do IPAC com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e tem como proposta despertar a atenção do público para a relação entre o acervo com matriz africana e linguagens artísticas desenvolvidas por agentes culturais da Bahia.

 

FLICA terá lançamento de livro sobre terreiros de Cachoeira e São Félix

Criado em 08 Outubro 2015 Escrito por Assessoria de Comunicação – IPAC Categoria: Nudephac
Acessos: 710
Imprimir

‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’ é o título do livro que será lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) durante a programação da Feira Literária Internacional da Bahia (FLICA), edição 2015. O lançamento ocorre no próximo dia 16 (2015), às 14h, no claustro da Ordem 3ª do Carmo, na cidade de Cachoeira.

Estarão presentes o secretário de Cultura, Jorge Portugal, os prefeitos de São Félix, Eduardo Macêdo, e de Cachoeira, Carlos Pereira, além do diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira, autoridades federais, estaduais, municipais, personalidades locais e representantes de 10 terreiros da região. A Ordem do Carmo é uma edificação é do início do século XVIII, tombada como Monumento do Brasil desde 1938 e fica na praça central da cidade, próxima da câmara municipal.

 

Governo irá destinar R$ 140 mil para obras de salvaguarda em terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix

Criado em 20 Outubro 2015 Escrito por IPAC Categoria: Nudephac
Acessos: 743
Imprimir


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), irá investir R$ 140 mil em obras emergenciais de salvaguarda em dez terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16), às 14h, na Flica, durante o lançamento do livro ‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’. A publicação é uma adaptação do ‘Dossiê de Registro Especial’ que o IPAC elaborou para a proteção oficial desses terreiros localizados no recôncavo. A programação contou, ainda, com o anúncio do Mapa da Palavra.BA, projeto de mapeamento que vai incentivar e dar mais visibilidade à Literatura do estado.

“Como diz a música Milagres do Povo, de Caetano Veloso, o grande vencedor se ergue além da dor. E os vencedores somos nós, marcados para perder nossa identidade e esquecer nossa memória. Mas tudo isso ficou registrado na beleza e na força dos candomblés. Essa proposta de salvaguarda não é apenas para preservar e proteger essas casas, mas para garantir que essa cultura continue atravessando séculos e séculos nos alimentando e nos inspirando. Na condição de Governo do Estado, queremos garantir que o grande vencedor continue se erguendo além de qualquer obstáculo”, afirmou o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal.

 

Justiça atende pedido do MP e concede liminar para proteção do Patrimônio Histórico de Xique-Xique

Criado em 30 Setembro 2015 Escrito por Cecom /MP Categoria: Nudephac
Acessos: 858
Imprimir


Com o objetivo de garantir a proteção de imóveis históricos localizados na zona central da cidade de Xique-Xique, a Justiça decidiu hoje (30) atender ao pedido do Ministério Público estadual, formulado pelos promotores de Justiça Marco Aurélio Amado e Pablo Almeida, e determinar, em caráter liminar, que as Lojas Americanas S.A; o Município de Xique-Xique e os réus José Custódio de Morais Chaves e Juarez de Morais Chaves se abstenham de “permitir, promover, autorizar, iniciar, executar, continuar a promover ou financiar” a demolição ou a reforma dos imóveis que são objeto da ação do MP. Na decisão, o juiz Ruy José Amaral Adães Júnior determinou ainda que os proprietários dos imóveis, os réus José Custódio e Juarez, anotem a decisão judicial no registro de imóveis dos prédios que são objeto da ação, de forma a prevenir a responsabilidade de eventuais compradores. Quaisquer alterações nos imóveis, conforme a decisão, só poderão ser realizadas com pareceres cumulativos do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e do Conselho de Cultura de Xique-Xique.O descumprimento de qualquer uma das cláusulas da decisão importará em multa diária a ser paga por cada um dos acionados.

 

Pagina 1 de 24

<< Iniciar < Ant 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próx > Fim >>

Ambiente exclusivo e de acesso restrito a intranet do Ministério Público.

Neste ambiente acesse o Webmail do MP e tenha acesso a nossa ferramenta de comunicação.

Conheça o site do Ministério Público do Estado da Bahia.

Neste ambiente divulgamos a nossa Agenda de Atividades.